Livro de receitas: Cozinha de origem (Thiago Castanho)
Comprei este livro porque estava interessado em receitas brasileiras, mas ainda não conhecia o Thiago Castanho. Assistindo à série História da alimentação no Brasil, da Amazon, vi o Thiago várias vezes e comecei a entender melhor como ele interpreta a cozinha.
Thiago Castanho é um chef paraense e está à frente do Remanso do Bosque, o primeiro restaurante brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo e entrar na lista dos 50 melhores da América Latina. O chef, que também tem um programa no GNT e outro no Futura, dedica-se bastante aos sabores da Amazônia e à divulgação e valorização da cultura da sua região.
O livro Cozinha de origem é um retrato disso. Porém, em vez de se concentrar somente em receitas da região norte, o que Thiago faz é convidar vários chefs do Brasil inteiro para ajudarem a montar um delicioso mosaico da comida brasileira.
Assim, viajamos pelo país entre bolinhos de pirarucu empanados na farinha-d’água, vatapá, maniçoba, arroz de jambu, arroz de carreteiro, barreado, vaca atolada, coxinha e tantas outras receitas que representam a variedade e riqueza que dão forma ao Brasil.
As receitas são bem explicadas, e como o Thiago sabe que está falando de um país muito grande, em diversos momentos oferece opções de substituição para quem, como eu aqui na região sul, tiver dificuldade para encontrar algo como aviú, por exemplo.
Além da forma bem didática de explicar como fazer os pratos, o livro também traz muitas histórias sobre os ingredientes, pratos e a própria família do chef, o que o torna ainda mais interessante.
Como brasileiro, acho que é fundamental que quem cozinha tenha em casa pelo menos um livro de receitas como este, que ajuda a reforçar a identidade do país e nos mostra como é rica a nossa cultura.
Quando você compra os livros de receitas usando o link abaixo, ajuda o blog a continuar comprando livros também e publicar novos conteúdos.