Parece frito, mas é peixe assado. Pode ser feito no forno ou na churrasqueira, com o peixe inteiro ou em filés. Esta receita, além de versátil, mantém o sabor e a suculência de um jeito que é difícil de acreditar! O segredo está em usar um peixe fresco e deixá-lo de molho em uma marinada por, pelo menos, uma hora.

Foto de peixe assado no forno.

Se você quer uma receita de peixe assado que não faz sujeira, é rápida, fácil e mega suculenta, continue lendo e aprenda a fazer esse peixe assado. Você não vai se arrepender!

A receita de peixe assado no forno mais fácil que você já viu

Foto de ingredientes de como fazer peixe assado.

Semana passada recebi minha primeira entrega do Olha o Peixe, um clube de assinaturas parecido com os de vinho ou cerveja. Uma vez por mês, eles enviam um formulário para escolher a opção que o cliente deseja. O grande diferencial desta iniciativa está no fato de os produtos serem do litoral aqui do Paraná, fortalecendo a pesca artesanal e fazendo esta ponte entre os pescadores e consumidores. Vale a pena conhecer!

 

Para minha estreia, escolhi um quilo de filé de cavala. Vieram duas peças como essa da foto, lindas, direto da canoa Pamela Keike, de Ipanema. Como já havia feito um filé de linguado com molho esses dias, quis tentar algo diferente. Mais uma vez, fui buscar no livro da Marcella Hazan alguma ideia.

A primeira receita do capítulo sobre peixes é este delicioso peixe assado à Romagna. O método que ela usa, característico da sua terra natal, na Itália, deixa a carne do peixe bem saborosa e, ao mesmo tempo, bem úmida, sem ressecar ao ser grelhada ou assada.

Como fazer peixe assado no forno

 

Foto de receita de peixe assado.

Antes de começar, deixe o forno pré-aquecendo a 220°C. O primeiro passo é lavar bem o peixe com água e secar com papel toalha. Depois, temperar com sal e pimenta-do-reino nos dois lados. Para facilitar, dividi o filé em porções menores, mas ele pode ser feito inteiro, sem problemas.

Em uma travessa, então, adicionamos azeite de oliva, limão espremido e alecrim, virando bem os filés para absorver bem a marinada. Depois disso, juntamos farinha de rosca e novamente viramos bem os filés, até formar uma camada legal em todo o peixe. Aí é só deixar marinando em temperatura ambiente, por cerca de uma hora, para pegar bem os temperos.

 

Asse por cerca de 15 minutos, de preferência em uma assadeira com grelha, pra ficar bem sequinho. Também dá pra fazer em uma churrasqueira, se você tiver por aí, jogando algumas folhas de louro sobre a brasa para dar uma aromatizada especial nos filés.

Quando enviei a foto no grupo de Whatsapp do Olha o Peixe, uma pessoa me questionou: “como fica assim, sequinho e dourado, no forno?”. Pois é, este é um jeito muito legal de preparar a marinada e a crosta de farinha de rosca, sem precisar passar o peixe na farinha branca ou no ovo. E apesar de ter feito com os filés de cavala, este método serve para todos os tipos de peixe, inclusive inteiros, sem escamas ou a barrigada.

Como dá pra ver, é um jeito muito simples de fazer o peixe assado, mas que dá um resultado fantástico!

Foto de receita de peixe assado no forno.

 

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 500 g de filés de cavala ou de algum outro peixe à sua escolha.
  • Suco de um limão, espremido na hora.
  • Um galho de alecrim fresco ou 1/2 colher de chá de folhas secas.
  • 1/3 de xícara de farinha de rosca (pode usar migalhas de pão secas ou até bolachas água e sal, batendo bem no liquidificador pra formar uma farinha).
  • Azeite de oliva.
  • Quanto baste de sal.
  • Quanto baste de pimenta-do-reino.

Como fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 220°C.
  2. Lave o peixe.
  3. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
  4. Faça uma marinada com o azeite, limão, alecrim e farinha de rosca.
  5. Asse por cerca de 15 minutos.

Para acompanhar o peixe assado, que tal aprender a fazer um delicioso risoto de marisco?

    Compartilhe

Encontre mais receitas fáceis de fazer na biblioteca do Quanto Baste!

Leia as resenhas e compre na Amazon