Livro de receitas: Básico (Ana Luiza Trajano e Instituto Brasil a Gosto)
É impressionante que, em pleno 2020, ainda haja pessoas aqui no Brasil que sabem como fazer sushi mas não entendem como funciona uma panela de brigadeiro. Nada contra o sushi, que eu adoro, mas do ponto de vista cultural da alimentação, é sempre bom ser um pouco bairrista e reforçar alguns aspectos da nossa cozinha enquanto uma força de identidade.
Neste sentido, Básico talvez seja o melhor livro de receitas brasileiras que eu já vi.
O Instituto Brasil a Gosto, que por si só já faz um trabalho sensacional, contou aqui com o conhecimento da chef Ana Luiza Trajano para compilar 512 receitas de verdade, sem pirotecnias, que são servidas por aí, nos lares e restaurantes de todo o Brasil, dos CTGs gaúchos à Ilha de Marajó, sem nenhuma frescura mas com uma riqueza de sabores e ingredientes sem igual.
O livro de receitas já mostra desde o início que é avesso a afetações quando divide os capítulos em Tira-gosto, Mistura, Sustância, Fartura e Pães e quitandas. Porque, olha só, é assim que as pessoas falam nas casas delas e na rua. Ninguém, com algumas exceções, fala em amuse-bouche, secondi piatti, dessert.
Trazendo fotos maravilhosas, uma diversidade de receitas sem igual, explicações detalhadas e curiosidades, além de uma versão em inglês de tudo para que os gringos possam aprender a fazer comida brasileira, este livro é muito mais que um livro de receitas. É um retrato do Brasil e de quem nós somos. E diga-se de passagem, um retrato muito bonito e obrigatório de ter aí na sua biblioteca.
Quando você compra os livros de receitas usando o link abaixo, ajuda o blog a continuar comprando livros também e publicar novos conteúdos.