Livro de receitas: Fundamentos da cozinha italiana clássica (Marcella Hazan)
Quem já viu o filme Julie & Julia sabe da importância que a Julia Child teve para a cozinha, principalmente dos Estados Unidos, popularizando as técnicas francesas que aprendeu na Cordon Bleu. Podemos dizer que a Julia ensinou os americanos a comer melhor. Mesmo sem filme contando sua história, Marcella Hazan fez algo muito parecido, porém com foco na cozinha italiana.
Seu livro Fundamentos da cozinha italiana clássica é um dos meus preferidos. Com cerca de 500 receitas, ele não traz nenhuma foto colorida dos pratos ou das etapas para prepará-los. Pelo contrário, são quase 700 páginas de texto e uma ilustração de vez em quando, muito simples. Tudo muito condizente com a culinária da Itália, tão direta, baseada nos ingredientes disponíveis e por isso mesmo tão diversificada de região para região.
Em cada receita, Marcella explica um pouco desta história, nos levando em um passeio pela geografia do país que nos faz entender porque algumas regiões, com mais pasto e gado, priorizam a manteiga nas preparações, enquanto outras, mais montanhosas, dão destaque ao azeite de oliva, por exemplo.
Ou porque alguns ingredientes, como os frutos do mar, são tratados de formas tão distintas em cada região costeira. Este tipo de entendimento é fundamental para compreender uma das cozinhas mais gostosas do mundo, e torna o livro um documento riquíssimo neste sentido.
Fundamentos da cozinha italiana clássica é bem mais que um livro de receitas. É uma obra que aborda a cultura e diversidade de um país inteiro, nos fazendo compreender melhor tudo o que está por trás de cada prato, o que torna a execução de cada um deles uma experiência muito mais rica e interessante.
Quando você compra os livros de receitas usando o link abaixo, ajuda o blog a continuar comprando livros também e publicar novos conteúdos.