Livro de receitas: A refeição em família (Ferran Adrià)
Ferran Adrià dispensa apresentações. Eleito diversas vezes o melhor chef do mundo, o líder do elBulli talvez seja uma das pedras fundamentais do fenômeno midiático que transformou chefs de cozinha em supercelebridades.
Neste livro, entretanto, o espanhol não apresenta nenhuma das receitas espetaculares que o levaram a este patamar. Ainda bem, pois poucas pessoas (como é o meu caso) teriam os equipamentos e a técnica necessários para executar qualquer uma delas.
O que o chef faz, então, é o contrário. Ao longo de quase 400 páginas ele mostra como eram preparadas as refeições para a equipe do elBulli, aquela que toda a turma faz antes de começar a trabalhar.
São muitas receitas simples, algumas um pouco mais complexas, mas todas facilmente realizáveis em casa. Já usei bastante este livro, e sempre volto a ele quando acho que estou muito gourmetizado e quero somente preparar algo gostoso e honesto.
As receitas estão divididas em refeições, cada uma com entrada, prato principal e sobremesa. São 31 opções, o que totaliza 93 receitas, além dos molhos e caldos que abrem o livro.
Este também é um ponto legal, pois os caldos, que normalmente aparecem em quantidades industriais em outros livros e levam muitas horas para ficar prontos, precisando de panelas do tamanho de caixas d’água, aqui estão ajustados de forma que é possível prepará-los com panelas normais e em um tempo aceitável.
O chef também tomou o cuidado de incluir no livro somente receitas que pudessem ser feitas com ingredientes facilmente encontráveis em supermercados, mercados e feiras, reforçando o aspecto democrático das refeições.
Trata-se de um belo livro, que certamente vale a pena ter na coleção tanto para quem está começando a fazer a própria comida quanto para quem já tem mais experiência.
Quando você compra os livros de receitas usando o link abaixo, ajuda o blog a continuar comprando livros também e publicar novos conteúdos.