Eu tenho um jeito bem padrão de fazer frango, seja coxinha da asa, coxas, sobrecoxas ou qualquer outra parte com osso, que é fazendo a mesma marinada na noite anterior e assando no forno no dia seguinte. Não tem erro e todo mundo adora. Mas já estava um pouco cansado disso e queria experimentar algo diferente.

Foto de asinha de frango servida com cogumelos e purê de cenoura.

Se você também está nessa e quer dar uma bela variada no tempero, veja essa receita de asinha de frango com cogumelos!

Asinha de frango: acessível e cheia de sabor

Minha avó diz que não gosta muito do peito do frango, que bom mesmo é quando a carne tem osso. Concordo totalmente com ela. Entre um filé de peito e uma sobrecoxa, nem penso duas vezes. Uma grande vantagem desta humilde preferência, além do sabor, é pagar bem mais barato no frango, principalmente porque aqui em casa só uso o orgânico, que é bem mais caro.

Quando vi esta receita do Ferran Adrià no livro A refeição em família, logo pensei em usar as coxinhas da asa. Como não encontrei e não dá para passear muito em meio à pandemia, acabei comprando asinha de frango, aquela com menos carne, porém igualmente gostosa.

Como fazer asinha de frango

Foto de receita com asinha de frango.

A primeira coisa que você vai fazer é temperar a asinha de frango com sal e pimenta. Assim, ela vai pegando o gosto enquanto você separa uma frigeira ou panela grande, apara os talos dos cogumelos e fatia o alho.

Deixe à mão os ramos de tomilho e as folhas de louro, além do vinho branco. É importante deixar tudo por perto para, além de não perder tempo, acrescentar os ingredientes na hora certa. Se, depois de colocar o alho, você for se preocupar em procurar a garrafa de vinho, achar o saca-rolhas, abrir a garrafa e medir a quantidade, é quase certeza que o alho vai queimar neste tempo e deixar tudo amargo.

Esquente um pouco o azeite na frigideira e adicione a asinha de frango. Vá cozinhando em fogo médio-baixo, virando de vez em quando, por mais ou menos 30 minutos. Faltando mais ou menos 5 minutos você pode dar uma boa aumentada no fogo só para deixar tudo bem dourado. Após esta meia hora, volte o fogo para médio-baixo, adicione o alho e cozinhe por 5 minutos. Acrescente as folhas de louro, o tomilho, o vinho branco e aumente o fogo. Raspe os queimadinhos do fundo da panela com uma colher de pau e deixe o vinho reduzir bem.

Hora de incrementar a receita

Foto de asinha de frango com cogumelos.

Quando ainda houver um gole de vinho na frigideira, junte os cogumelos e deixe até amolecer, por mais ou menos 7 minutos. Essa é uma boa hora para provar o sal e a pimenta e corrigir qualquer coisa. Como só a asinha de frango foi temperada no início, provavelmente vai precisar de um pouco mais de tempero.

Essa ideia dos cogumelos é legal não só pelo sabor, mas também porque eles atuam como uma esponja e ficam encharcados com este delicioso molho de vinho, ervas, alho e gordura de frango. A receita pede shimeji, mas deixa aberta a possibilidade para usar outros tipos, como os brancos. Então, escolha o que mais agradar ou estiver disponível e mande ver. Só não vale aquele champignon em conserva de pacotinho!

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 12 asinha de frango ou coxinhas da asa.
  • 200 g de cogumelos frescos.
  • 3 dentes de alho. A receita pede 10, mas achei demais e fiz com menos. Fique à vontade para adaptar de acordo com o seu gosto.
  • 3 folhinhas de louro secas.
  • 1 ramo grande de tomilho. Aqui também vai um pouco da sua preferência.
  • 4 colheres de sopa de vinho branco seco.
  • Quanto baste de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.

Como fazer:

  1. Tempere a asinha de frango com sal e pimenta.
  2. Esquente o azeite e adicione as asas.
  3. Cozinhe em fogo médio-baixo por 30 minutos, virando de vez em quando, até elas ficarem douradas.
  4. Adicione o alho fatiado e cozinhe por mais 5 minutos.
  5. Acrescente as folhas de louro, o tomilho e o vinho.
  6. Aumente o fogo e deixe o vinho reduzir um pouco.
  7. Junte os cogumelos e cozinhe por cerca de 7 minutos, até eles amolecerem.
  8. Acerte o sal e a pimenta.

Este livro traz uma série de combinações de receitas para fazer refeições completas, com entrada, prato principal e sobremesa. Se você quiser incrementar de um jeito mais simples, sirva com esse alho-poró assado!

    Compartilhe

Encontre mais receitas fáceis de fazer na biblioteca do Quanto Baste!

Leia as resenhas e compre na Amazon