Estava no caixa do mercado passando a minha moranga, também chamada de jerimum em uma boa parte do Brasil, quando a empacotadora comentou que a abóbora estava bonita pra fazer doce. Realmente estava bem bonita, mas minha ideia era mais ambiciosa: fazer camarão na moranga.
Por mais que pareça algo difícil, a verdade é que fazer camarão na moranga é quase tão fácil quanto cozinhar doce de abóbora. Neste post, vou mostrar como é a receita e como você pode fazer este prato super conhecido e gostoso sem nenhuma dificuldade.
Preparando a receita de camarão na moranga
Fui embora do mercado com a minha linda abóbora prontinha pra fazer o tal do camarão na moranga no final de semana. Já tinha em casa um potinho de nata e meio quilo de camarão sete barbas que veio na assinatura mensal do Olha o Peixe, e os outros ingredientes, que não são muitos – limão, tomates, cebola, alho e uns camarões grandões pra enfeitar – deixei para comprar na feira de orgânicos.
Apesar deste ser um prato muitas vezes vendido como sofisticado, o que dá pra entender, já que a apresentação é bem bonita, a verdade é que o camarão na moranga é bem simples de fazer. Isso, claro, se você tiver um conhecimento mínimo pra não deixar o camarão cru ou borrachudo, por exemplo.
A receita que usei foi do último livro que comprei, Básico, do Instituto Brasil a Gosto. Se eu tivesse que repentinamente, por algum motivo bizarro, me livrar de todos meus livros de receitas e ficar apenas com um, seguramente seria este. Digo isso não só pela quantidade de receitas e pelo caráter nacional delas, mas também pela organização dos índices, que é um negócio que eu levo muito em consideração.
Me dá muita raiva querer fazer alguma coisa com, sei lá, abobrinha, por exemplo, e não saber como encontrar uma receita com este ingrediente no livro. Então esse também é um grande ponto pra quem, como eu, muitas vezes cozinha a partir do ingrediente que tem nas mãos, em vez de escolher uma receita e então sair para comprar tudo que precisa.
Como fazer camarão na moranga
Primeiro, coloque a abóbora em um forno pré-aquecido a 180°C por meia hora, pra ela amolecer um pouco. Enquanto isso, tempere os camarões com sal, pimenta-do-reino e um limão espremido. Em uma panela ou frigideira grande, refogue os camarões em um pouco de azeite até que eles peguem uma cor bonita, passando do cinza para o cor-de-rosa, e reserve em uma tigela grande.
Tire a abóbora do forno, faça um buraco grande em cima, onde passe pelo menos uma concha pequena, e tire todas as sementes. Tire também um pouco da polpa com uma colher e refogue na mesma panela que você usou pro camarão, junto com meia cebola, três dentes de alho e quatro tomates sem sementes, tudo bem picado.
Quando estiver bem macio, bata em um liquidificador até virar um creme e volte para a panela. Misture o pote de nata ou uma caixinha de creme de leite. Eu prefiro a nata porque é um creme de leite com mais gordura, mais firme e que dá uma textura e sabor melhores, além de poder ferver sem talhar. Mas fique à vontade pra usar o que quiser.
Junte os camarões pequenos e misture tudo muito bem, acertando o sal e a pimenta-do-reino. Coloque dentro da moranga, decore com os camarões maiores e sirva seu camarão na moranga com arroz branco.
Não sei se deu pra perceber, mas a parte mais difícil dessa receita é que suja louça pra cacete.
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 1 abóbora-moranga não muito grande.
- 500 g de camarão 7 barbas.
- 4 camarões grandes.
- Suco de 1 limão.
- Azeite de oliva.
- 3 dentes de alho picados.
- 1/2 cebola picada.
- 4 tomates sem sementes picados.
- 300 g de nata ou creme de leite.
- Quanto baste de sal.
- Quanto baste de pimenta-do-reino.
Como fazer:
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Asse a abóbora inteira por 30 minutos.
- Tire uma tampa da abóbora, descarte as sementes e tire um pouco da polpa.
- Tempere os camarões com limão, sal e pimenta-do-reino.
- Frite os camarões no azeite e reserve.
- Refogue a cebola, alho e tomate na mesma panela.
- Junte a polpa da abóbora e refogue mais um pouco.
- Bata no liquidificador até virar um creme.
- Volte ao fogo, junte a nata e os camarões 7 barbas.
- Acerte o sal e a pimenta, recheie a abóbora e enfeite com os camarões grandes.
Comprou mais camarões do que precisava? Sem problemas, que tal aprender também a fazer esse hambúrguer de camarão?
Compartilhe