Não tem churrasqueira em casa e bateu aquela vontade de comer costela? Sem problemas! Sai o fogo de chão, entra a costela assada no forno. Essa receita do Gordon Ramsay, que sabe tudo de cozimento lento, deixa a carne derretendo e bem dourada. Você pode simplificar a receita, fazendo mais simples como um churrasco, ou dar uma incrementada, servindo um prato mais completo.
Neste post eu vou te mostrar como deixar a costela assada no forno macia e chegar de um jeito bem fácil em um resultado como esse da foto. E o melhor: para isso você não vai precisar fazer grandes malabarismos culinários nem peripécias gastronômicas, como embrulhar a carne em celofane ou alumínio.
Bora pra cozinha!
Assar costela no forno: a solução para quem mora em apartamento
Eu adoro trabalhar com carvão e churrasqueira. Só tem um problema: aqui em casa não pode. Não dá pra colocar uma churrasqueira de camping na sacada, não dá pra usar uma gengis khan na cozinha, não dá nem pra tentar burlar usando a lareira (já pensei nisso). Meu prédio é um inimigo do carvão, e até a churrasqueira do salão de festas é a gás.
Mas a vontade de comer uma carne assada é grande, e o chamado da costela não pode ficar sem resposta. Por isso, o jeito é usar o forno da melhor forma possível pra fazer a carne do final de semana. Se pra cortes como picanha ou alcatra acho que não funciona, pra carnes mais demoradas, como costela, é uma beleza.
Essa receita não saiu de nenhum livro, mas do canal do Gordon Ramsay. Porém, interpretar as receitas do Gordon pode ser um pouco difícil, já que ele não dá as quantidades que usou e costuma cozinhar (e falar) bem rápido, se balançando, como se estivesse sempre precisando ir ao banheiro no meio da gravação.
Por isso, coloco no final do post as quantidades que usei e um passo-a-passo resumido de como fazer costela assada no forno, aí vocês podem tentar esse prato também.
Como fazer costela assada no forno?
Para fazer a costela assada no forno, comece dividindo a ripa de costela em pedaços, cortando entre os ossos. Tempere bem com sal e pimenta-do-reino e sele em um pouco de azeite, com o fogo bem alto, usando a própria assadeira sobre a chama do fogão. Quando estiver bem dourada, corte a cabeça de alho ao meio e junte à carne, com uma colher de sopa de extrato de tomate e um pouco de vinho tinto. Não precisa afogar a carne no vinho, é coisa de um dedo mais ou menos.
Espere ferver, baixe o fogo e deixe reduzir pela metade. Junte a mesma quantidade de água ou caldo de carne e, quando ferver novamente, tire do fogo. Cubra com papel alumínio, fechando bem a assadeira, e leve a costela para assar no forno a 180°C por duas horas.
O que combina com costela assada no forno?
Se quiser, pode comer assim e tá lindo! Mas se quiser continuar, inove e vá além da costela assada no forno com batatas. Fatie alguns cogumelos pela metade, tipo Paris ou portobelo, e refogue no azeite. Dentro dessa panela ou frigideira grande, junte o caldo que sobrou na assadeira e esprema as cabeças de alho, usando uma peneira e uma concha. Esse purê de alho é sensacional e vai levar a costela pra outro patamar! Pra finalizar, cubra a costela com o molho e um pouco de salsinha picada.
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 800 g de ripa de costela.
- 1 cabeça de alho.
- 1 colher de sopa de extrato de tomate.
- 1 xícara de vinho tinto seco.
- 200 g de cogumelos.
- Azeite de oliva.
- Quanto baste de salsa picada.
- Quanto baste de sal.
- Quanto baste de pimenta-do-reino.
Como fazer:
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Divida a costela em partes, tempere com sal e pimenta e sele no azeite.
- Junte a cabeça de alho dividida ao meio.
- Junte o extrato de tomate e o vinho.
- Espere reduzir pela metade, junte a água ou caldo e deixe ferver.
- Cubra com papel alumínio e asse por 2 horas.
- Refogue os cogumelos no azeite.
- Misture o purê da cabeça de alho e o restante do caldo da assadeira.
- Cubra a costela com esse molho e salsa picada.
Aproveite que o forno já está aquecido! Que tal acompanhar sua costela assada no forno com um delicioso alho-poró assado?
Compartilhe