Tem dias de inverno em que o frio é tanto que não basta se cobrir de roupas. É preciso esquentar o corpo por dentro. É aí que entra uma das minhas comidas preferidas da estação: sopa. São tantas opções e possibilidades que, sinceramente, seria possível passar o inverno todo comendo uma diferente por dia.
Neste post, vou ensinar você a sair um pouco do comum e dar um ar diferente à sua sopa de frango. Com alguns ingredientes e temperos orientais, dá para inovar bastante. Continue lendo e transforme a tradicional sopa de frango com legumes em um prato que vai surpreender o seu paladar.
Como fazer sopa de frango oriental
Sopas são quentinhas, substanciosas, nutritivas, criativas, fáceis de fazer e sujam pouca louça (não adianta nada esquentar o corpo e depois ficar com as mãos congeladas lavando pilhas de panelas). E ainda tem gente que tem a audácia de dizer que sopa não é janta. Isso é um absurdo, e eu garanto que, se você for para a cozinha e fizer esse prato, vai mudar de opinião rapidinho.
A receita de sopa de frango oriental é de um livro que eu não canso de usar, o Revolução na Cozinha, do Jamie Oliver. Apesar de já ter feito várias coisas desse livro, sempre que abro vejo algo que me faz pensar: “mas como é que eu ainda não testei isso aqui?”. Foi o que aconteceu novamente quando vi essa receita.
Na prática, ela nem está no capítulo de sopas, mas no de refeições de vinte minutos. E realmente é uma receita bem rápida, mas que demanda uma certa organização. Ou seja: tudo separado, picado, fatiado e à mão antes de ligar o fogão, para a coisa fluir do jeito certo.
Sabores, texturas e ingredientes diferentes
Essa sopa de frango é bem rica em sabores e texturas, com uma boa quantidade de sementes e ervilha-torta, que trazem um aspecto mais crocante para o prato. Ela também conta com ingredientes bem característicos da culinária tailandesa, como pimenta-dedo-de-moça, gengibre e limão, e outros mais relacionados ao Japão, como o shoyu.
Da China vem o tempero do frango, as cinco-especiarias chinesas e os noodles, usados no país há mais de 4 mil anos. Como dá para perceber, trata-se de uma grande mistura de influências, que fica ainda mais rica quando vemos o uso de azeite de oliva no lugar do óleo de gergelim por exemplo, ou ingredientes mediterrâneos como aspargos e espinafre.
Substituição de ingredientes na sopa de frango
Alguns destes ingredientes nem sempre são fáceis (ou baratos) de encontrar. Neste caso, minha recomendação é que você relaxe e tente fazer alguma substituição que pareça lógica ou, se preferir, deixe algo de fora. Aqui, eu não usei as espigas de milho baby da receita original, e troquei os noodles de arroz por um macarrão udon. Essa última, em especial, foi a que me deixou mais preocupado, já que o udon é bem mais pesado, por ser feito de farinha de trigo.
Como o resultado final ficou excelente, a receita de sopa de frango oriental que você vai encontrar abaixo foi a que eu fiz, com as minhas adaptações. Caso queira a original, já sabe né? Clique aqui para comprar com o meu link de afiliado. O preço é o mesmo, mas você dá aquela força para a biblioteca da cozinha crescer por aqui 😉
Espero que, depois desta receita, você vire mais um evangelizador da sopa, e descubra que, na verdade, ela é bem mais que janta: é um conforto pro corpo todo nesses dias frios de inverno. Vai lá e depois comenta aqui o que você achou!
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 1 colher de sopa de sementes misturadas (abóbora, papoula, girassol) e um punhado pequeno de castanhas de caju. No mercado é bem fácil de encontrar, naquelas seções de snacks naturebas, um saquinho pequeno com todas elas. Usei dois saquinhos, o que deve dar bem mais que o recomendado (recomendo, se você gosta da crocância e das texturas).
- 2 peitos de frango sem pele.
- 2 colheres de chá de cinco-especiarias em pó (uma mistura chinesa de grãos de pimenta-de-sichuan, anis-estrelado, cravo-da-índia, grãos de erva-doce e canela).
- Um pedaço de gengibre de cerca de 3 centímetros.
- 1 pimenta dedo-de-moça (pode ser mais, pode ser menos, pode nem ser, se você não gostar, pode ser com ou sem as sementes, tudo depende do nível de picância que você prefere. Eu uso uma inteira sem as sementes).
- 1 cubo de caldo de frango.
- 100 g de macarrão udon.
- Um punhado de ervilha-torta.
- 6 talos finos de aspargo (tire os últimos 5 centímetros, que normalmente são bem duros).
- Suco de 1/2 limão.
- Um punhado pequeno de folhas de espinafre.
- 2 colheres de sopa de shoyu.
- Azeite de oliva.
- Quanto baste de sal.
- Quanto baste de pimenta-do-reino.
Como fazer:
- Coloque um litro de água para ferver em uma panela e dissolva o caldo de legumes.
- Em uma frigideira com fogo alto, toste rapidamente as sementes, por um ou dois minutos, e reserve.
- Corte os peitos de frango em pedaços grandes, cerca de quatro por peito, e tempere com sal, pimenta-do-reino e as cinco-especiarias.
- Misture à panela com água o gengibre fatiado finamente, metade da pimenta-dedo-de-moça, o udon, a ervilha-torta, os aspargos e o shoyu. Cozinhe até o macarrão ficar no ponto certo.
- Enquanto isso, frite os peitos de frango em azeite de oliva por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar. Quando estiver pronto, fatie em pedaços um pouco menores.
- Esprema o suco do limão na sopa.
- Para servir a sopa de frango, coloque um pouco de folhas de espinafre no fundo da tigela e cubra com a sopa. Distribua os pedaços de frango por cima, polvilhando com as sementes e o restante da pimenta fatiada.
Compartilhe