Alguns acompanhamentos vegetais são tão bons que poderiam ser o prato principal sem nenhum problema. Este alho-poró assado é um exemplo. Com bastante queijo e creme de leite, ele se transforma em uma espécie de gratinado cheio de sabor. E o melhor: não dá quase nada de trabalho e pode ser feito em uma panela, rapidinho e sem muita bagunça.
Como fazer alho-poró não é algo tão comum assim nos lares brasileiros, nesse post vou mostrar como prepará-lo de um jeito bem gostoso. Você vai ver que o modo de preparo é bem fácil e vale a pena tentar. Esse prato vai super bem como acompanhamento (já pensou servir junto com a costela assada no forno?) ou mesmo como prato principal.
Bora pra cozinha.
O que fazer com alho-poró?
Esses dias estava vendo com a minha filha um episódio de Lucas e Emily no Gloobinho (#pai) em que as crianças odiavam alho-poró. Aí fiquei tentando lembrar da minha infância e nada. Esse é um ingrediente que se popularizou nas prateleiras, pelo menos é o que me parece, depois que eu já era um pouco mais velho. Nos caderninhos da minha vó tem um monte de receitas usando “alho-porró”, é verdade, mas essa memória não faz parte da minha época de criança. Aí também foi assim?
Parente do alho e da cebola, mas com um sabor mais suave, o alho-poró serve tanto como base, junto com a própria cebola, cenoura e salsão, quanto como ingrediente principal, como na sopa vichyssoise. Combina demais com vinho branco, cogumelos e creme de leite, e vai muito bem também em preparações com queijo.
Por isso, quando vi esta receita no livro Revolução na Cozinha, do Jamie Oliver, tive certeza que se tratava de algo bem gostoso.
(Clique no nome do livro pra ler a resenha, porque vale a pena, principalmente se você está começando a cozinhar agora. Este foi um dos livros que mais usei quando comecei a ousar um pouco mais nas minhas aventuras gastronômicas.)
Como fazer alho-poró?
Existem vários jeitos de fazer alho-poró. Um exemplo é a sopa vichyssoise, como comentei acima. Também é comum usá-lo no preparo de quiches, risotos e patês.
Aqui, vou mostrar como fazer alho-poró assado. Antes de começar, deixe o forno pré-aquecendo a 200°C. Pegue de 2 a 4 talos, o que dá entre 200 e 400 g de alho-poró, e descarte as folhas. Corte de comprido, em cruz, mantendo a base sem cortar. Isso ajuda bastante a lavar por dentro. Depois pique tudo. Fatie também um dente de alho “gordo”, como diz o Gordon Ramsay.
Em uma panela, derreta uma colher de sopa de manteiga junto com um pouco de azeite de oliva e doure o alho. Junte as folhinhas de 3 galhos de tomilho fresco e o alho-poró e misture bem. Vá mexendo e refogando até o alho-poró amolecer um pouco. Tempere com sal e pimenta-do-reino, acrescente 200 ml de creme de leite e um bom punhado de queijo ralado (a receita pedia cheddar, mas usei prato). Misture bem.
Transfira tudo para uma travessa refratária. Ou, se você tiver uma panela ou frigideira de ferro (ou que possa ir ao forno), pode fazer tudo na mesma panela. Eu fiz assim, além de ficar mais bonito e rústico também é uma louça a menos pra lavar, e dá aquela pegada no fundo da panela de ferro que não tem igual (a que eu tenho é essa panela de ferro 2 em 1, que serve pra quase tudo e ainda dá pra assar pão). Aí é só cobrir com mais um pouco de queijo e levar ao forno por uns 20 minutos, ou até ficar bem dourado e borbulhante.
Dá para servir como acompanhamento ou comer puro, tanto faz, fica bom de tudo quanto é jeito.
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 400 g de alho-poró.
- 1 dente de alho.
- 1 colher de sopa de manteiga.
- 3 galhos de tomilho fresco.
- 50 g de queijo prato.
- 200 ml de creme de leite.
- Azeite de oliva.
- Quanto baste de sal.
- Quanto baste de pimenta-do-reino.
Como fazer:
- Pré-aqueça o forno a 200°C.
- Refogue o alho na manteiga e no azeite de oliva.
- Junte o tomilho e o alho-poró.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino.
- Junte o creme de leite e metade do queijo.
- Cubra com o restante do queijo.
- Asse por cerca de 20 minutos.
Essa receita vai super bem sozinha ou como acompanhamento. Que tal servir com um delicioso lombo de porco assado em crosta de sal e erva-doce?
Compartilhe