Marcella Hazan está por trás de uma das receitas de molho de tomate mais famosas da internet. Imagine o que acontece quando ela incrementa esse molho com pimenta, alcaparras e orégano e assa um filé de linguado dentro dele. Se você acha que fica gostoso, é porque ainda não experimentou. Fica espetacular! E o bônus: é muito fácil de fazer.
Ficou curioso para saber como fazer esse delicioso filé de linguado? Então continue lendo que eu vou ensinar o passo a passo direitinho pra você acertar de primeira!
Filé de linguado no forno: veja como fazer
Existem várias maneiras de fazer filé de linguado: frito, grelhado, assado na brasa, cozido em um caldo ou em seu próprio suco, dentro de um cartucho de alumínio ou em folha de bananeira. Cada uma delas exige uma técnica diferente e proporciona uma experiência de sabor única, mesmo que utilizemos exatamente o mesmo corte de um mesmo peixe.
Entre tantos modos de preparo, talvez este usado pela Marcella Hazan em seu livro Fundamentos da cozinha italiana clássica seja um dos que menos costumo utilizar (ou melhor: costumava, porque é tão bom que vou fazer mais vezes!).
O que ela faz, basicamente, é preparar um molho de tomates e então assar o filé de linguado no forno, dentro deste molho. A explicação é que um linguado que não seja europeu, mais especificamente uma variedade pescada no norte do mar Adriático, segundo ela, quando grelhado ou frito, fica com uma consistência quebradiça e quase sem sabor.
Eu, particularmente, não concordo, e acho um pouco exagerada essa especificidade tão grande em relação ao peixe utilizado. Já fiz filé de linguado bem brasileiro de diversas maneiras e todas ficam muito gostosas. Mas o fato de usar uma técnica menos agressiva, junto a um molho, ainda assim é muito bem-vinda.
Como fazer filé de linguado
Deixe o forno pré-aquecendo a 220°C. Enquanto isso, coloque as cebolas e o azeite de oliva em uma frigideira grande e salteie em fogo médio até elas ficarem macias e douradas. Não tenha pressa, esta é uma parte importante que faz toda a diferença. Acrescente o alho e, quando começar a dourar, junte uma lata de tomates com o seu suco. Parta os tomates, na frigideira mesmo, usando uma colher de pau, tempere com sal e misture bem.
Baixe o fogo e cozinhe por mais ou menos 20 minutos, até que o azeite se separe dos tomates. Se você não tiver todo este tempo, pode cozinhar mais rapidamente. A diferença é que, quanto mais demorado, maior é o achatamento de sabor, sobre o qual o Alex Atala fala no seu livro Escoffianas Brasileiras.
Resumindo, este achatamento é o quanto os sabores deixam de ser percebidos individualmente e passam a ser uma coisa só. O exemplo que ele dá, inclusive, é o de uma mistura de tomates, alho, azeite e ervas, que possui diferentes profundidades de sabor quando servida crua, cozida por 20 minutos ou por 8 horas.
Adicione as alcaparras, o orégano, a pimenta-do-reino ou alguma pimenta vermelha, se preferir mais picante, e cozinhe por mais um minuto. Retire do fogo e preencha o fundo de um refratário com o molho. Tempere o filé de linguado com um pouco de sal e mergulhe na frigideira para pegar bem os sabores. Coloque no refratário, cobrindo tudo com o restante do molho. Asse por cerca de 15 minutos, até que comece a borbulhar um pouquinho ou a sair um cheiro delicioso do forno.
Este peixe tem um sabor tão gostoso que basta servir com um arroz branco para fazer uma bela refeição. Além de ser fácil e rápido, o filé de linguado também tem a vantagem de poder ser feito para mais gente somente adaptando as quantidades da receita, sem muitas complicações, tornando-se o tipo de prato perfeito para oferecer aos amigos ou à família.
Ingredientes (para 2 pessoas):
- Uma cebola em fatias bem finas.
- 3 colheres de sopa de azeite.
- 1 dente de alho bem picado.
- 1 lata de tomates pelados.
- 2 colheres de sopa de alcaparras.
- 1 colher de chá de orégano seco.
- 600 g de filé de linguado ou outro peixe branco, como tilápias, por exemplo.
- Quanto baste de sal.
- Quanto baste de pimenta-do-reino ou alguma pimenta vermelha picada.
Como fazer:
- Pré-aqueça o forno a 220°C.
- Refogue a cebola em fogo médio até amaciar e dourar.
- Acrescente o alho. Quando começar a dourar, junte os tomates com seu suco, sal e misture bem.
- Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.
- Adicione as alcaparras, o orégano e a pimenta, mexa bem e cozinhe por mais um minuto.
- Faça uma cama com o molho em um refratário.
- Coloque os filés temperados com um pouco de sal.
- Cubra tudo com o restante do molho.
- Asse por cerca de 15 minutos.
Se você gosta de peixe assado no forno, confira também essa receita de peixe assado à Romagna ou essa de pescada assada no forno.
Compartilhe