Devo fazer peixe assado desde que tenho 16 anos, e continua me surpreendendo como é possível sempre fazer diferente. Muda o peixe, muda o modo de preparo, muda um detalhe e de repente sai tudo de outro jeito (igualmente gostoso). E o melhor deste tipo de receita é que é muito difícil errar, tanto no tempero quanto no ponto.

Foto de pescada assada.

É o caso dessa pescada assada. Ela é bem fácil de fazer, tem uma apresentação linda e um sabor melhor ainda. Além disso, ela combina super bem com as batatas, tomates e cebola assados junto, tudo de uma vez. Se você quiser, pode servir esse único prato sem acompanhamento e estará bem.

Pescada assada: no forno ou na churrasqueira?

Como contei no post da costela assada no forno, gosto muito de usar churrasqueira, mas no meu prédio é proibido. É uma pena, porque funciona super bem para peixes. Com vontade de comer pescada assada e fazê-la de algum jeito diferente, dei uma olhada nos meus livros e encontrei esta receita do Ferran Adrià no livro A refeição em família.

A receita diz para usar um robalo de cerca de 300 g para cada pessoa. Esperei a feira de orgânicos de sábado e, por sorte, tinha robalo (não é sempre que tem). Mas, se você já comprou robalo, sabe que é bem caro. Ao lado dele tinha essas pescadas lindas e bem mais baratas, então decidi tentar com elas.

Como fazer pescada assada

Nunca tinha feito a pescada assada assim inteira e, fora a quantidade de espinhas que é um pouco chata, a carne é bem gostosa. Comprei quatro pescadas de 150 g cada, já limpas, mais os outros ingredientes e lá fui eu fazer o peixe.

O preparo é bem simples. Deixe o forno pré-aquecendo a 180°C e enquanto isso faça alguns cortes na carne, como na foto abaixo. Tempere com bastante sal e pimenta por dentro e por fora, esfregando bem em todas as partes do peixe. Descasque as batatas e fatie com mais ou menos 1 cm de espessura. Usar uma mandolina ajuda bastante aqui.

Fatie também os tomates, com cerca de 0,5 cm, e as cebolas ainda mais finas que isso. Esmague os dentes de alho com a lateral da faca ou as mãos mesmo e deixe com a casca.

Foto de pescada assada no forno com batatas.

Ponha um pouco de azeite em uma assadeira, de preferência antiaderente, e distribua metade dos vegetais: primeiro as batatas, depois os tomates e por fim as cebolas. Tempere com sal e pimenta e repita as camadas. Espalhe o alho, as ervas, tempere novamente com sal e pimenta e regue com bastante azeite.

Cubra a assadeira com papel alumínio e deixe assar por 30 minutos.  Após este tempo, retire o papel alumínio, aumente a temperatura do forno para 200°C, coloque os peixes sobre os legumes e volte a assar por cerca de 15 a 20 minutos.

Na hora de servir, regue com mais um pouco de azeite e acrescente algumas ervas frescas, como alecrim, tomilho e manjericão.

Atenção ao tempo de forno

Como deu pra ver, a pescada assada é muito fácil de fazer e usa um método bem simples para chegar a um resultado delicioso. O maior ponto de atenção deve ser com o tempo de forno, já que cada equipamento se comporta de um jeito e às vezes as temperaturas e instruções da receita podem não funcionar.

Nestes casos, vale sempre lembrar que, se parece bom e o cheiro está bom, então provavelmente o sabor também está! Vá monitorando o preparo da pescada assada, use os tempos da receita apenas como guia, confie nos seus instintos e tudo vai dar certo. Tenho feito assim desde meus 16 anos e até agora tem funcionado perfeitamente.

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 600 g de pescada ou outro peixe de sua preferência. Prefira dividir este peso entre 2 ou 4 peixes, para ficar mais legal de servir individualmente.
  • 3 batatas médias.
  • 3 tomates maduros.
  • 2 cebolas médias.
  • 3 dentes de alho.
  • 2 ramos de tomilho fresco.
  • 2 ramos de alecrim fresco.
  • Quanto baste de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.

Como fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Faça cortes ao longo do peixe limpo e tempere com sal e pimenta-do-reino.
  3. Descasque as batatas. Fatie-as em rodelas, assim como os tomates e as cebolas. Esmague os dentes de alho.
  4. Espalhe metade dos vegetais em uma assadeira, tempere com sal e pimenta e repita as camadas.
  5. Espalhe a outra metade, junte o alho, as ervas, tempere com mais sal e pimenta e regue com azeite.
  6. Cubra a assadeira com papel alumínio e asse por 30 minutos.
  7. Retire o papel alumínio e junte os peixes. Aumente a temperatura do forno para 200°C e asse por mais 15 minutos.
  8. Sirva a pescada assada com mais azeite e ervas frescas.

Se você gostou dessa receita, que tal seguir explorando o universo dos frutos-do-mar e experimentar cozinhar o risoto de marisco?

    Compartilhe

Encontre mais receitas fáceis de fazer na biblioteca do Quanto Baste!

Leia as resenhas e compre na Amazon