Comprei uma panela de barro e achei que ela merecia uma estreia em grande estilo. Depois de fazer toda a cura da panela, o primeiro prato que saiu dela foi uma moqueca cheia de sabores e ingredientes diferentes.
Mesmo não sendo um prato comum aqui no sul, seguindo a receita consegui fazer sem muita dificuldade. A seguir, vou contar para vocês como fazer essa moqueca.
O que faz uma moqueca ser deliciosa?
Como é uma boa moqueca? Se você é baiano ou capixaba, provavelmente sabe identificar de longe se ela está bem feita, com o tempero certo, bem equilibrado. Não é o meu caso. A última vez que comi uma moqueca de verdade foi há uns 10 anos, em uma viagem que fiz para a Bahia. De lá pra cá, o sabor se apagou com o tempo e acabei perdendo a referência.
O resultado disso é mais ou menos o que acontece quando a gente faz comida tailandesa, por exemplo. Falta a referência. Posso fazer um curry verde com lombo de porco muito saboroso, mas se não for até a Tailândia, nunca vou saber se ele é um curry de verdade ou só algo parecido (por mais gostoso que fique). O fato é que, com ou sem referência, essa receita é muito boa e vale a pena experimentar!
Como fazer moqueca de peixe
A receita que estou seguindo aqui, com alguns ajustes (como sempre), vem do livro Cozinha de origem, do chef paraense Thiago Castanho. O Thiago é um grande defensor e divulgador da culinária brasileira, em especial das regiões norte e nordeste. Se você já viu a série da Amazon chamada História da alimentação no Brasil, baseada no livro do Câmara Cascudo, conhece bem o Thiago.
Ele também está em um progama no GNT e em outro no Canal Futura, e toca o Remanso do Bosque, primeiro restaurante brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo a entrar na lista dos 50 melhores da América Latina.
Seguindo a linha de uso de ingredientes da região amazônica, a receita do livro usa lombo de filhote para fazer a moqueca. Nunca experimentei este peixe. Como novamente me falta referência para fazer uma substituição optei por usar garoupa, que é algo que conheço bem. Não use cação. Ele nada mais é que tubarão. É errado ambientalmente e ruim pra sua saúde por ter muito iodo.
Passo a passo e ingredientes da moqueca
Esta moqueca tem três etapas: a primeira é fazer uma pasta de temperos, como um curry. A segunda é fazer um leite de coco, que preferi usar industrializado. E a terceira é cozinhar.
A pasta de temperos é feita processando vários ingredientes juntos no processador, liquidificador ou almofariz. Já tentei fazer um curry assim e sei que, com os meus equipamentos, não consigo moer grãos de pimenta e coentro desse jeito. Minha solução, então, é passá-los antes por um moedor manual, e então processar este pó junto com o restante dos ingredientes. Neste caso, cúrcuma, gengibre, pimenta dedo-de-moça e camarão seco.
Enquanto faz a pasta de temperos, deixe as postas de peixe pegando gosto com sal e limão. Aqueça o azeite de dendê em uma panela grande, de preferência uma panela de barro ou moquequeira, e refogue a cebola e o tomate picados, o alho, as pimentas de cheiro fatiadas e uma colher de sopa da pasta de temperos, até tudo amolecer. Junte um litro de leite de coco, aqueça até quase ferver e junte o peixe.
A receita diz para cozinhar por 5 minutos e então juntar os outros ingredientes. Porém, quando fiz seguindo as instruções, precisei deixar o peixe bem mais tempo até que ele ficasse bem cozido. Então minha dica é que, neste momento, você aguarde e vá verificando o peixe, com cuidado para não partir.
Quando achar que o peixe está bem cozido, junte as rodelas de pimentão, cebola e tomate e cozinhe por mais 5 minutos. Finalize com as ervas frescas picadas e sirva na própria panela, acompanhado de um belo arroz branco.
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 600 g de um peixe firme em postas. Eu usei garoupa, mas poderia ter usado robalo ou namorado, por exemplo.
- Suco de 1 limão.
- 20 ml de azeite de dendê.
- 1 litro de leite de coco.
- 1 cebola pequena picada e 1 cebola pequena em rodelas.
- 1 tomate pequeno picado e 1 tomate pequeno em rodelas.
- 2 dentes de alho bem picados.
- 3 pimentas-de-cheiro.
- 1/2 pimentão vermelho em rodelas.
- 1/2 pimentão amarelo em rodelas.
- 1/2 pimentão verde em rodelas.
- 2 colheres de sopa de coentro picado.
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada.
- 1 colher de sopa da pasta de temperos (o restante pode ser congelado).
- Quanto baste de sal.
Para a pasta de temperos:
- 6 grãos de pimenta-do-reino.
- 6 sementes de coentro.
- 1 colher de chá de cúrcuma.
- 10 g de gengibre fresco.
- 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes.
- 20 g de camarão seco sem rabo e sem cabeça.
Como fazer:
- Tempere o peixe com sal e suco de limão.
- Prepare a pasta de temperos batendo tudo no processador ou liquidificador e reserve.
- Aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola e o tomate picados, o alho picado, a pimenta-de-cheiro e a pasta de temperos, até amolecerem.
- Junte o leite de coco, aqueça até quase ferver e junte o peixe.
- Quando o peixe estiver cozido, adicione as rodelas de cebola, tomate e pimentão e cozinhe por mais 5 minutos.
- Finalize com as ervas frescas picadas.
Se você gosta de pratos gostosos e bonitos de servir, experimente também essa receita de camarão na moranga.
Compartilhe